quinta-feira, 18 de junho de 2009

O tal do Diploma para exercer Jornalismo II

OPINIÕES E OPINIÕEZINHAS, PERGUNTAS E PERGUNTINHAS DO TWITTER [Aqui]

@odiluvio art.5º IX– é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

@comuniquese #diploma - "Os danos causados pelos jornalistas não são inerentes à profissão", portanto, não relacionados ao diploma, sustenta Mendes.

@comuniquese #diploma - Mendes defende a "autorregulação" da profissão. “São os próprios meios de comunicação que devem definir os seus controles”, diz.

@trasel Minha resposta a quem diz que exigência diploma para trabalhar em jornal/TV/Rádio fere a liberdade de expressão: mídias sociais.

@trasel "...as multas aplicadas por auditores em razão da atuação de jornalistas sem diploma teriam de ser anuladas."
@traselSendo que a ação pelo fim do diploma foi iniciada por empresas de comunicação, que empregam repórteres, basta somar 2 + 2.

@odiluvio RT @paulagoes O que foi mesmo que aprendi na universidade que é relevante hj? Pirâmide invertida? Pq ética e bom-senso não vêm com #diploma

@msoares Caindo a obrigatoriedade, as faculdades vão ter que se virar nos 30 pra se fazerem necessárias.

@msoares Cursos bons de jornalismo são fundamentais, mas escassos no BR. A obrigatoriedade criou mercado pra ter 541 faculdades, muitas sem qualidade

@odiluvio RT @samadeu O fim do diploma para exercer a profissão de jornalista é um avanço para a comunicação que já ultrapassou a era dos jorrnais

@comuniquese #diploma - “A história mostra que o jornalismo pode ser bem exercido sem a exigência de um diploma”, diz Peluso.

@msoares O mais espantoso é o quanto estudantes e bacharéis em jornalismo interpretam a decisão como PROIBIÇÃO do canudo. Analfabetismo funcional.

@odiluvio @msoares esses aí agora vão pegar o canudo só pra cafungar

@msoares RT @emerluis: Caiu o #diploma. Quem comprou a prestação, deu dinheiro pra caça-níqueis

@odiluvio um bom jornalista tb cursa linguas, le livros, vai ao cinema, faz mestrado, cursa fotografia. e não é obrigado. vou pedir meu $ ao senac

@msoares É mais ou menos isso que eu acho do povo que diz "ai, joguei quatro anos fora", "gastei um carro zero". Pô, estudaram ou COMPRARAM CANUDO?

@fabianponzi na falta de um órgão realmente representativo, a auto-defesa dos jornalistas se esvazia, sob pena de parecer meramente corporativista.

@MissMoura Na boa, eu já tinha medo de #jornalista. Agora então...

@giseleh Eu tenho diploma de jornalismo mas não consigo me considerar jornalista.

@greycevargas A questão é: diante do atual contexto da comunicação, a obrigatoriedade do diploma é mais importante do que a competência dos profissionais?

@odiluvio RT @publicaoficial prevendo o futuro: faz 4 anos que me formei em jornalismo. nunca fui buscar o diploma. pedro.

@katiasuman
Acabou a obrigatoriedade do diploma de jornalista? Boralá pessoal: História, Letras, Ciências Sociais, Filosofia. O resto é na prática.

@odiluvio RT @paulagoes aqui no UK não é preciso ter #diploma p/ ser jornalista. E tirando os tabloides, tem muita diversidade e coisa boa!

@viniciusghise
STF derrubou o diploma de jornalismo, vou trancar a Unisinos. http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=109696

@odiluvio
RT @seuribeiro O que nos torna ignorante não é a ausência de um determinado conhecimento mas sim a falta de interesse pelo desconhecido!

@pedrodoria Agora, todo jornalista é legalmente jornalista. Boa notícia.

@odiluvio RT @luizmag Acabou o corporativismo. E agora, Fenaj?http://blogentrelinhas.blog...

@rodrigo_dias O diploma foi derrubado. Ok. Mas desde quando diploma é garantia de algo?

@juliana_bm Uma EX futura jornalista.... PUTAQUEPARIU!

@claudiai RT @tatitavares Nestas horas fico muito feliz em estar cursando Letras. Pelo menos tenho a chance de algum diploma meu valer alguma coisa.

@odiluvio o Mino Carta, editor da melhor revista semanal do país, nao tem diploma

@odiluvio RT @samadeu a rede afetou todas as indústrias de intermediação: fonográfica, cinematográfica,de softwares e a imprensa...

@juliana_bm @rodrigo_dias desde o dia que eu resolvi bater o pé e ser jornalista. Ou tu acha que meu pai vai ficar pagando mil reais todo mês.....
@juliana_bm
@rodrigo_dias pra algo que não vale nada???
@juliana_bm @rodrigo_dias nem se quer um diploma com validade....

@viniciusghise @rodrigo_dias Nada é garantia. A questão está na regulamentação legal do que se entende por "profissão".

@odiluvio lembrando, o STF apenas cumpriu o que diz a constituição. se a o STF for inconstitucional, ae eu desisto

@carloshammes Porquê será que jornalista é igual a cozinheiro??? http://www1.folha.uol.com.b... #Morra Gilmar Mendes!!!

@viniciusghise A apresentadoras do Studio Pampa serão consideradas jornalistas #diplomajornalismo

@msoares RT @eduardonasi: (só mais uma vez, é mais forte que eu) MEU BEIJO PRA TODOS DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DE PORTO ALEGRE!!!

@msoares
RT @braziu: "Agora um padeiro pode roubar o meu emprego?" Se depois de 4 anos na faculdade tu escreve pior do que o padeiro, sim.

@camom que deprê essa história do diploma de jornalismo...blehrgs

@rodrigo_dias Ética e profissionalismo não se aprende em universidade. E, convenhamos, o que nos ensinam em aula muitas vezes é ridículo.

@rodrigo_dias @viniciusghise outras profissões não exigem diploma e são mais fortes: administração e publicidade, por exemplo.

@viniciusghise A questão do diploma vai além da qualificação do profissional. Está ligada à regulação do mercado, que já é podre. #diplomajornalismo

@rodrigo_dias E outra coisa: as empresas contratarão quem é competente. Sempre foi assim. Quem tem diploma teoricamente é melhor capacitado.

@dierli RT @legendado Agora que caiu exigência do diploma, todo mundo vai querer ser jornalista pra ganhar milhões

@rodrigo_dias @juliana_bm fiz jornalismo porque gosto da profissão. O diploma me qualifica. Mas não é regra de que sou melhor que outros sem diploma.

@andretakeda RT @leoprestes: Faculdade de jornalismo não é mais obrigatória. Que absurdo. Agora onde os jornalistas vão aprender a beber? Com amadores?

@lulifedrizzi to CHOCADA com a aprovacao do fim da obrigatoriedade do diploma em jornalismo. uma bela metafora para o dia da entrega da monografia.

@PieroBarcellos
A partir de hoje inicio uma campanha contra a obrigação de diploma para ser juíz e advogado.

@PieroBarcellos
A decisão do STF só reforça a minha teoria de que esse país de merda tá é precisando de uma revolução armada.

@bibibarbara obrigatoriedade do diploma de jornalismo caiu, e agora???????

@viniciusghise @PieroBarcellos Exatamente. Esta decisão simboliza muito mais que a queda do diploma, é um sintoma dos tempos.

@claudiai Maldita hora que eu larguei o Desenho Industrial!! Imagina, hoje eu seria uma designer que trabalha com jornalismo...

@vane_reis Eu tbm tou triste pelo diploma, mas só p/ lembrar: a Folha, q começou tdo isso, tem 76% de seus jornalistas formados em jornalismo. #stffail

@danilogentili JORNAL GLOBO: não e preciso mais diploma p/ exercer jornalismo. Não e bom saber q agora p/ mentir não precisa mais perder 4 anos da vida?

@PieroBarcellos Alguém aí sabe como eu faço pra mandar meu doc de pagamento pro STF?

@rodrigo_dias
Só pra finalizar por hoje: muitos dizem que o salário vai diminuir. Mas tem muito formado trabalhando por R$ 900. O Sindicato não faz nada.

@odiluvio é hj o dia da alegria: ronaldo. semi-final da libertadores, e fim da máfia do jornalismo

@thiago_ksO diploma de Jornalismo caiu. e agora, digo (confirmo!) pra minha mãe que sou vagabundo (jornalista)?! Voltarei ao Senai, hehehe...

@carolinerm Caiu o diploma de jornalismo??!! Ai, Jesus. Me protege pra aula de amanhã....

@greycevargas A Ju escreveu a frase do dia! RT: @jspitaliere: ...é nessas horas que eu digo: "VIVA A CARREIRA ACADÊMICA!"

@bibibarbara @viniciusghise poisé vini, eu também, afinal não precisamos mais de diploma para sermos jornalistas, para que a pressa em sair da facul...

Mais sobre diploma [aqui]

Nenhum comentário: