segunda-feira, 23 de março de 2009

Ulbra ou Canoas - O antijornalismo esportivo da RBS

Outro Ângulo não é contra nenhuma empresa. Que fique claro. Entretanto, RBS mostra que a história d'A vida por todos os lados' não é bem assim. Quando não é de seu interesse, distorce nomes e fatos.

É o caso da recente investida contra o Sport Club Ulbra, tratada por todos veículos da empresa como Sport Club Canoas. Não se sabe ($ei não) o porquê dessa mudança de nome que, querendo ou não, autoritariamente a rede de comunicação impõe. Algo a ver com anúncios e anti-mídia espontânea.

Hoje, durante o Sala de Redação, até o Guerrinha se perdeu. Não sabia se falava Canoas ou Ulbra. Falou nos dois.

RBS dá tiro no pé: perde credibilidade...

4 comentários:

Unknown disse...

apóio q a RBS chame o time de CANOAS, que é o nome do correto desse time, já q a ULBRA não patrocina mais nada e sim a prefeitura.
Segundo discordo da RBS no fato de não divulgarem o porquê da mudança.
Embora uma boa maioria já esteja bem informada da má administração da ULBRA que priva seus funcionários do direito fundamental de todo trabalhador. O SALÁRIO.

RAMiRO FURQUiM disse...

http://www.fgf.com.br/portal/home.php

Menu > Clubes > 1a Divisão > Sport Club Canoas ou Sport Club Ulbra?

RAMiRO FURQUiM disse...

Ou ainda aqui: http://www.ulbra.br/esporte/f_clube.htm

Anônimo disse...

Há uma explicação "plausível": O fato de a RBS passar a chamar o Sport Club Ulbra de Canoas vem de uma determinação da Globo de que times que tem como nome principal o de uma empresa ou instituição devem ser tratados, se não pelo nome do clube, pelo nome da cidade onde se localizam. Outros exemplos são o time de vôlei de Florianópolis (que é a CIMED, onde joga o filho do Bernardinho), o Osasco (que é o Finasa) e o Rio de Janeiro (que é o Rexona). Outros exemplos aqui no RS são o Bira (na verdade Univates/Bira de Lajeado) e o Farroupilha (que é uma parceria entre Cortiana e UCS).

Sei que não é uma explicação das mais "deglutíveis", mas tem a sua lógica... Espero ter contribuído para a questão. Forte abraço!