segunda-feira, 5 de maio de 2008

Nova cara do Correio

O Correio do Povo, tradicional jornal porto-alegrense mudou. O diagramador Pedro Dreher é o autor do "rascunho" do novo Correio. A premissa para a equipe de reformistas, chefiada pelo editor Paulo Silva, foi: "Modernizar o jornal respeitando e consolidando seu modelo objetivo e sintético, preservando a temática, o enfoque e o tratamento de conteúdo, razão do sucesso e da credibilidade do veículo entre centenas de milhares de leitores".
Buenas. A capa mantém a divisão em cinco colunas, a faixa da data não tem mais cor, antes azul e, logo abaixo, chamadas para editorias em caixa verde e com fotos. Segundo a explicação do jornal, haverá predomínio do verde-claro nas caixas. A fonte de títulos agora é sem serifa. As editorias terão mail publicado e seu editor responsável identificado. Foi incluída também uma faixa de notas no topo das páginas internas, lembrando bastante Folha de SP e ZH. Foram-se embora as tradicionais notas verticais do lado interno. Verticais serão as colunas assinadas. Nestas, a novidade será fotografia: do colunista e uma ou outra relacionada aos assuntos. O suplemento Arte & Agenda teve sua fonte trocada para sem serifa e internamente as cartolas foram simplificadas, numa fonte só, também sem serifa. Clima e Tempo agora terão mapa do RS e SC, com mínimas e máximas das principais cidades, assinada por Metsul Meteorologia. O jornal fecha o novo design com um calhau: Há um século no Correio do Povo. O Correio pode.
Trocando em miúdos: o novo Correio está inspirado TOTALMENTE na concorrência. Lamentável. Devido ao final dos campeonatos estaduais, as capas de jornais não estão adequadas a uma melhor comparação de projetos gráficos... Amanhã postarei fotos da capa nova, da antiga e de ZH, a musa inspiradora.

Nenhum comentário: